UPA de Olinda desafoga HR

|

A inauguração da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), batizada de Gregório Lourenço Bezerra, ontem, na Cidade Tabajara, em Olinda, foi o ponto de partida para uma melhora significativa no sistema organizacional da saúde pública em Pernambuco. O projeto, pioneiro no estado, prevê ainda a construção de mais 10 UPAs, só nesse primeiro semestre, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Mais uma será construída em Caruaru até maio. A primeira do interior. E quando as 11 unidades estiverem em funcionamento na RMR, a expectativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é que haja uma redução de 70% nos atendimentos das cinco grandes emergências do estado. Ou seja, os hospitais da Restauração (HR), Otávio de Freitas (HOF), Agamenon Magalhães (HAM), Barão de Lucena (HBL) e Getúlio Vargas (HGV) vão passar a trabalhar com uma demanda de atendimento muito menor. O que por sua vez deve garantir uma melhor qualidade no serviços prestados à população por essas unidades de saúde.

Só com as três UPAs da área Norte, o Hospital da Restauração deve ter uma redução de 26% nos atendimentos registrados diariamente. Esse percentual corresponde às pessoas vindas dos municípios da área Norte da RMR. De acordo com a SES, em média 200 pacientes dão entrada por dia no HR, o que representará cerca de 25 pessoas a menos na unidade de saúde todos os dias. "Essa foi a primeira de um total de 11 que vão fazer parte de um novo conceito de atendimento na saúde pública do estado. É um serviço novo que estamos oferecendo à população. Não vai substituir a policlínica, nem as outras unidades de saúde. Vai suprir uma lacuna existente. A partir de então, só irão para os hospitais os casos de alta complexidade", comentou o secretário de Saúde e vice-governador, João Lyra Neto. "Quando todas as outras UPAs estiverem em funcionamento, pelos nossos estudos, haverá uma redução de 70% nos atendimentos das cinco grandes emergências", acrescentou.

A expectativa dos resultados positivos trazidos com as novas unidades de saúde pública que vão ser inauguradas também foi ressaltada pelo governador Eduardo Campos. "Começamos a mostrar que é possível dar um atendimento digno na área da saúde às pessoas. Temos bons profissionais e os melhores equipamentos", destacou o governador.

As outras duas UPAs da área Norte serão construídas nos municípios de Igarassu e Paulista. A previsão é que elas sejam entregues nos dias 11 e 18 de janeiro, respectivamente. Essas unidades atenderão pacientes de baixa e média complexidade e darão suporte ao recém-inaugurado Hospital Miguel Arraes (HMA) que, por sua vez, só recebe casos de alta complexidade. Esse processo de regionalização da saúde ganhará mais força ainda com inauguração, em maio, do Hospital Dom Helder Camara. A unidade de saúde vai funcionar no município do Cabo de Santo Agostinho e atenderá a população da área Metropolitana Sul. Assim como HMA, o Dom Helder também terá em seu entorno três UPAs. Uma no Cabo e duas em Jaboatão.

Agora, o governo do estado trabalha para que a população tenha conhecimento que existe uma redede saúde preparada para atender da baixa a alta complexidade dentro de sua região. Sem precisar ir para o HR, por exemplo. Para isso, está sendo feita uma panfletagem na área de abrangência das novas unidades de saúde. Jovens do Programa Vida Nova estão distribuindo os folhetos informativos para a população.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 CARPINA IN FOCO - O Mais Atualizado | Template Blue by TNB