Resgate está próximo do fim

|

Os trabalhos de resgate nos escombros na Enseada do Bananal, na Ilha Grande, a maior do arquipélago de Angra dos Reis (RJ), estão chegando ao fim. Embora tenha estimado inicialmente em pelo menos 40 mortes nos deslizamentos ocorrido na noite da virada do ano na área da Pousada Sankay, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e subsecretário de Defesa Civil Estadual, coronel Pedro Machado informou que apenas mais três corpos são procurados, totalizando 32. "São duas turistas de Arujá (SP) e uma moradora da praia, pessoas que tiveram o desaparecimento reclamado por familiares", disse. No Morro do Carioca, onde também houve deslizamento, foi resgatada mais uma pessoa ontem, somando 14 mortos nessa localidade.

O corpo de uma moradora da região foi localizado no início da tarde de ontem, o único do dia, aumentando para 29 o número de pessoas retiradas dos escombros sem vida, até as 18h, pela força-tarefa montada na região por bombeiros, homens da Defesa Civil,polícias Militar, Civil e da Marinha. Uma das turistas desaparecidas, Emanuelle Rodrigues, de 33, era noiva do filho do prefeito de Arujá. Para auxiliar nas buscas, grupo de mergulhadores do Corpo de Bombeiros desembarcou na tarde de ontem na Praia do Bananal. Três retroescavadeiras e cães farejadores são usados na operação. Segundo os bombeiros, como há animais mortos no meio dos escombros, o trabalho executado pelos cachorros é prejudicado.

O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão (PMDB), decretou calamidade pública no município e anunciou a remoção de pelo menos 200 famílias que moram em áreas de risco. O trecho da BR-101, na entrada da cidade, que havia sido interditado no sábado por causa dos deslizamentos de terra, foi liberado ontem em pista única.

O acúmulo de chuva na segunda quinzena de dezembro foi responsável pela avalanche de lama, pedras e árvores que destruiu os imóveis na Enseada do Bananal. "Não havia desmatamento na encosta, área de mata atlântica com árvores altas e de raízes pouco profundas. A grande quantidade de chuva deixou o solo encharcado, vindo a deslizar. Isso já ocorreu em outras partes da Ilha Grande, mas infelizmente desta vez foi numa área com habitações", avaliou o coronel Machado.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 CARPINA IN FOCO - O Mais Atualizado | Template Blue by TNB