Folia já toma conta de Olinda

|

A pouco mais de um mês do Carnaval cidade histórica é invadida pela festa

No primeiro domingo do ano, pernambucanos e turistas invadiram Olinda para pular frevo, dançar maracatu e samba em uma das prévias carnavalescas mais animadas do País. Esse foi o quarto final de semana em que a Prefeitura do Município registrou uma quantidade maior de foliões nas ladeiras da cidade. As prévias começaram em dezembro, a mais de um mês da data oficial do Carnaval. Ontem, casais, grupo de amigos, crianças e idosos se dirigiram ao sítio histórico e assistiram desfiles de troças, grupos carnavalescos e maracatus.

Uma das troças mais tradicional do Carnaval olindense, a Pitombeira dos Quatro Cantos, desfilou pelas ruas depois de um ensaio em sua sede. A Pitombeira foi fundada no dia 17 de fevereiro de 1947, por um grupo de rapazes que saiu pelas ruas da Cidade Alta empunhando galhos da árvore. Ontem, seu estandarte foi acompanhado pela orquestra de frevo, passistas e população. “Saio na Pitombeira há mais de dez anos. Venho sempre aos ensaios e no Carnaval. Isso aqui é maravilhoso. Todos deviam conhecer”, comentou uma das diretoras da troça, Albanita Alves de França, de 80 anos.

O grupo de percussão Baquenambuco ensaiou na Praça do Carmo, reunindo diversos foliões que dançavam ao som das alfaias e abês. O trecho da praça onde o grupo ensaiou ficou tomado de pessoas. “Essas prévias de Olinda são muito tranquilas. Bem melhor que o Carnaval. Geralmente brinco as prévias e viajo no Carnaval”, comentou o professor Márcio Dantas.

Já o Maracatudo Nação Camaleão ensaiou no Mercado Eufrásio Barbosa, às 16h30, e depois fez um arrastão pelas ladeiras de Olinda. O grupo, que comemora 19 anos de fundação, pretende reunir cerca de 300 pessoas no Carnaval. As pessoas interessadas em tocar ou dançar no Nação Camaleão, durante o Carnaval, ainda poderão se inscrever. As inscrições podem ser feitas nos dias de ensaio ou pelos telefone 3429.3811 ou 9943.7717. O grupo, que usa roupas nas cores verde, vermelho, amarelo e branco, toca maracatu, coco e caboclinho. “Quem quiser sair conosco pode nos procurar. Temos grandes mestres de percussão e os toques podem ser pegos com certa facilidade”, comentou a vice-presidente do grupo, Ítala Moraes. O próximo ensaio ocorrerá na rua da Boa Hora, próximo ao Museu de Arte Contemporânea de Olinda (MAC).


Na noite de ontem teve ensaio geral da Escola de Samba Preto Velho, em sua sede no Alto da Sé, a partir das 19h. A Escola, fundada em 1971,  está ensaiando na  terça, sexta-feira e domingo. A entrada é R$ 2. Este ano a Preto Velho, nome em homenagem aos terreiros de candomblé de Olinda, vai desfilar com o tema “Da origem da Vida a cada dia, as mãos em forma de fantasias”.  Quem quiser desfilar na escola deve ligar para 8898.6878.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 CARPINA IN FOCO - O Mais Atualizado | Template Blue by TNB