500 mudas viram símbolo da construção da paz em Pernambuco

|

Um ato para celebrar a construção da paz reuniu diversas autoridades na tarde deste domingo (3) no Parque Memorial Arcoverde, localizado no limite entre Olinda e Recife. O objetivo era plantar 500 mudas de espécies da mata atlântica no local, dentre elas, o Pau-Brasil e o Ipê Amarelo.

A ação organizada pelo blog PEbodyCount e pela Pastoral da Saúde da Arqudiocese de Olinda e Recife celebrou a redução de 508 homicídios no Estado este ano em relação a 2008.

O pontapé incial do plantio foi dado por volta das 16h com a chegada do governador Eduardo Campos e do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, que classificou a iniciativa como um sinal de esperança. "Nós efetivamente conseguimos no ano de 2009 ter resultados expressivos atingindo uma meta que foi definida de redução de crimes violentos intencionais contra a vida. Temos muito o que fazer, vamos prosseguir neste trabalho, nessa articulação da sociedade para ir criando uma consciência de paz", disse o governador.

A iniciativa batizada de Bosque da Esperança - Mais Vida Menos Violência foi realizada com a doação das plantas pela  Prefeitura do Recife. O espaço foi cedido pelo Governo de Pernambuco. "Tinha que ser um lugar público e de fácil acesso", comenta o jornalista Carlos Eduardo Santos, integrante do PEbodyCount sobre a escolha do Parque Memorial Arcoverde. Os funcionários do local ficarão responsáveis pelo cultivo das espécies.

A ação motivou não só as autoridades políticas. O tenente coronel do 10º batalhão da Polícia Militar Chusa Ferreira levou a esposa, os filhos e três sobrinhos para plantar as mudas. "Como família, eles também vibram com essa comemoração. A sinalização de que nós estamos trilhando o caminho certo", disse, sobre a redução no número de homicídios.
   
No fim da iniciativa, as pessoas presentes, dentre elas o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Jones Figueirêdo, o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, o vice-prefeito do Recife, Milton Coelho, o secretário de Defesa Social, Servilho Paiva, entre outras autoridades policiais fizeram uma roda. Durante a ação, todos cantaram de mãos dadas a Oração da Paz de São Francisco de Assis e rezaram o pai nosso simbolizando a união na construção da paz.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 CARPINA IN FOCO - O Mais Atualizado | Template Blue by TNB