Plantio de mudas da esperança

|

Cada uma das 500 vidas poupadas em 2009 teve uma muda de árvore plantada


A redução do número de homicídios em Pernambuco foi comemorada na tarde de ontem pelo Projeto Bosque da Esperança - Mais Vida Menos Violência, com o plantio de cerca 500 mudas de árvores tropicais no Parque Memorial Arcoverde, localizado na divisa entre o Recife e Olinda. O número de mudas plantadas foi o mesmo da redução de homicídios de 2009, em comparação com o ano anterior. O primeiro plantio do Projeto, uma parceria entre o blog PEbodycount e a Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Olinda e Recife, contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Campos, do arcebispo Dom Fernando Saburido, do presidente do Tribunal de Justiça, Jones Figueirêdo, do prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, do secretário de Defesa Social, Servilho Paiva, além de comandantes da Polícia Militar e delegados da Polícia Civil.

“Estamos festejando as centenas de vidas salvas e reafirmando o nosso compromisso com o Pacto Pela Vida e com a redução da violência no Estado. Iremos continuar com nosso trabalho cotidiano para fomentar a cultura da paz, com medidas preventivas. Tivemos uma redução significativa e nosso objetivo é diminuir ainda mais”, comentou Eduardo Campos. “Essa é a maior redução de homicídios desde 2001, quando tivemos uma diminuição de 413 assassinatos em relação ao ano anterior. Não podíamos deixar de registrar esse fato. No entanto, Pernambuco ainda está no topo da lista de violência do Brasil. O trabalho não pode parar”, comentou Carlos Eduardo Santos, do PEbodycount.  


Em 2008, Pernambuco contabilizou 4.523 homicídios e em 2009 o número reduziu para 4.015 assassinatos, uma queda de cerca de 12%. O governador credita a diminuição ao Programa Pacto pela Vida, elaborado por representantes do Governo, da sociedade civil e acadêmicos. O Pacto tomou como modelo experiências bem-sucedidas do combate à violência em outros países, como os Estados Unidos e a Colômbia, e elaborou o Plano Estadual de Segurança Pública. A partir do Plano, foram definidos 138 projetos estruturadores e permanentes de prevenção e controle da criminalidade. Esses projetos envolvem desde a reforma das instituições policiais e prisionais até programas de prevenção social como o Governo Presente.

O Governo também implantou um sistema para acompanhar os casos de homicídios e atingir metas. Hoje, cada delegacia policial tem que cumprir uma meta de redução semanal de mortes violentas registradas em sua jurisdição e aumentar paralelamente o número de prisões, em um trabalho conjunto das Policias Civil e Militar. Além disso, o número mensal médio de processos e investigações por homicídios subiu de 15 para uma média de 100, com a prisão de acusados em cerca de 15% dos casos. “A redução é um sinal de esperança diante da violência em que vivemos. São 500 vidas poupadas”, comentou Dom Fernando Saburido.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 CARPINA IN FOCO - O Mais Atualizado | Template Blue by TNB