Piso de garagem de prédio afunda

|

Moradores do edifício Cecília Nóbrega, localizado na Rua Gaspar Perez, Iputinga, Zona Oeste do Recife, tiveram um susto na madrugada de ontem, por volta das 5h30, ao ouvir um estrondo no prédio - uma construção do tipo caixão. A princípio, alguns imaginaram que a estrutura do imóvel estava prestes a desabar. O pior não aconteceu, mas as 12 famílias do local ficaram em estado de alerta. A garagem onde três carros estavam guardados afundou mais de meio metro. Os veículos não sofreram danos, mas tiveram de ser rebocados do buraco por guinchos das seguradoras. Três das 12 famílias residentes no imóvel resolveram sair à tarde e dormir na casa de parentes. A equipe da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) só fará vistoria no edifício hoje, porque só recebeu o chamado no fim da tarde de ontem. A síndica não quis falar com a reportagem sobre as providências a serem tomadas.


Pablo Souza foi para a casa de parentes após seu carro ser retirado do local Foto: Cecília de Sá Pereira/DP/D.A Press
O assistente administrativo Pablo Sousa, 30 anos, estava preocupado com a segurança do imóvel e resolveu dormir na casa de parentes.Ele e a esposa são donos de dois dos três automóveis que afundaram na garagem. Todos os veículos (um palio, um siena e um celta) estavam em cima de um sumidouro, tipo de poço sem laje de fundo por onde escoam os efluentes da fossa.

Segundo Pablo Sousa, nenhum dos apartamentos apresentou rachaduras, mas o temor motivou três famílias a deixarem o edifício até a Codecir informar se há riscos de desabamento. Ele contou que o dono da construtora esteve no local dez meses atrás para ver um afundamento no piso da garagem, na altura de 1 cm, aproximadamente, mas teria informado à sindica Andréia (sobrenome não é conhecido) que se tratava apenas de deslocamento de terra. A preocupação de Pablo só não é maior porque ele mora de aluguel, paga R$ 450 por mês e pode romper o contrato, caso seja necessário. "Prefiro não arriscar. Vou dormir fora de casa hoje", afirmou, dizendo que iria levar apenas o necessário. Ele mora no térreo do Cecília Nóbrega, no apartamento de nº 2.

Perdas - Não houve danos materiais no susto deontem. Mas, nem sempre é assim. No ano passado, várias famílias tiveram de sair às pressas de seus apartamentos por riscos de desabamentos. Algumas perderam tudo, justamente em imóveis do tipo caixão. As mais recentes interdições aconteceram no Conjunto Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, e no Residencial Boa Viagem, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 CARPINA IN FOCO - O Mais Atualizado | Template Blue by TNB