Passageiros sem segredos íntimos

|

Empenhadas em reforçar a segurança aérea, as autoridades dos Estados Unidos começaram ontem a examinar minuciosamente ainda mais os passageiros internacionais, inclusive com scanners capazes de "desnudá-los", apesar das críticas dos defensores dos direitos civis. O reforço dos controles é uma resposta ao atentado fracassado registrado em um voo com destino a Detroit no dia do Natal, no qual o nigeriano Umar Faourk Abdulmutallab, 23 anos, tentou detonar um explosivo que levava escondido na cueca.

A Administração de Segurança dos Transportes (TSA, na sigla em inglês) disse que, graças à colaboração "extraordinária" das companhias aéreas, todo passageiro que chega aos EUA "de qualquer parte do mundo, a partir ou através de nações que patrocinam o terrorismo ou de outros países de interesse, terá de se submeter a uma maior revisão".

Passageiros de Cuba, Arábia Saudita, Nigéria, Iêmen e de outros dez países são submetidos a maiores fiscalizações, com o uso de scanners de corpo inteiro, registro corporal e uma revisão exaustiva de sua bagagem de mão. As autoridades também continuarão as revistas aleatórias, assim como maiores inspeções de passageiros que demonstrem condutas suspeitas, explicou o escritório responsável pela segurança no transporte.

Segundo Washington, a lista de países que patrocinam o terrorismo inclui Cuba, Irã, Sudão e Síria, enquanto a de "países de interesse" inclui o Afeganistão, Argélia, Iraque, Líbano, Líbia, Nigéria, Paquistão, Arábia Saudita, Somália e Iêmen.

As medidas de segurança nos aeroportos americanos aumentaram depois dos atentados de 11 de setembro de 2001. Desde então, os passageiros tiveram de tirar os sapatos e cintos antes de entrar no avião, e não levar vasilhas com água ou outros líquidos em suas bagagens de mão, mas depois do caso do nigeriano Abdulmutallab, isso já não é suficiente.

Pelo menos 40 scanners de corpo inteiro estão em funcionamento em 19 aeroportos do país e espera-se que outros 150 sejam instalados neste ano. Além disso, a TSA conseguiu o financiamento para adquirir outros 300 dispositivos que permitem "ver" por meio da roupa e detectar qualquer objeto oculto.

A TSA afirma que as imagens digitais são apagadas imediatamente se anomalias não forem identificadas quando os passageiros passarem pelos pontos de controle, mas a União Norte-americana das Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês) reclama que as revisões violam a "dignidade" e a privacidade das pessoas.

A tecnologia, no entanto, tem suas limitações pela quantidade de passageiros sujeitos a revisão - até 2,5 milhões de pessoas viajam por dia apenas em voos nacionais nos EUA - e pelas novas estratégias utilizadas pelos terroristas. Conforme advertiu em um blog o analista em segurança da ACLU Jay Stanley não é mais possível impedir em 100% a entrada de um novo terrorista suicida com um explosivo dentro de seu corpo.

O presidente Barack Obama, que ontem retornou a Washington depois das férias no Havaí, solicitou uma revisão geral nos sistemas de segurança aéreos, diante da constatação de que ocorreram "erros sistemáticos" que possibilitaram o atentado fracassado. O Congresso programou audiências sobre o caso e, como indicaram alguns observadores, também analisará as repercussões do uso dos scanners.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 CARPINA IN FOCO - O Mais Atualizado | Template Blue by TNB