Brasileiro ferido em avalanche no Chile

|

Um brasileiro de 26 anos ficou ferido quando vários turistas foram atingidos por uma avalanche de neve e terra que caiu do vulcão Villarrica, no sul do Chile, informaram ontem fontes policiais. O acidente ocorreu durante a tarde do sábado, quando um grupo de sete turistas e um guia desciam pelas ladeiras do vulcão, de 2.847 metros, e foram atingidos pela avalanche, segundo as fontes.

O jovem teve uma fratura na perna e outras contusões, enquanto outros excursionistas sofreram apenas lesões leves.

O turista foi retirado do local de helicóptero e internado no hospital da localidade de Pucón, cerca de 750 quilômetros de Santiago, onde ontem se informou que ele se recupera satisfatoriamente. O bloco de neve, de cerca de 100 metros de largura, que atingiu os turistas se desprendeu das proximidades da cratera do vulcão, disseram fontes da Corporação Nacional Florestal (Conaf), que decidiu suspender as excursões por 24 horas.

O vulcão Villarrica, situado junto ao lago de mesmo nome, é um dos quase 60 ativos existentes no Chile, e subir essa montanha é uma das maiores atrações turísticas da região, onde existem pelo menos 18 empresas de turismo de aventura que levam os interessados até o cume.

Na Colômbia, as autoridades científicas e civis do departamento colombiano de Nariño mantiveram ontem o alerta vermelho após a erupção do vulcão Galeras, registrada na noite de sábado e que obrigou à saída de 80 pessoas da área de influência.

O governa-dor do departamento, Antonio Navarro Wolff, explicou que o alerta foi mantido por 12 horas para estabelecer a evolução da cúpula andina, que no último ano registrou dez erupções.

Um comunicado do Comitê Regional para a Prevenção e Atenção de Desastres recomendou que os moradores não circulassem pela estrada ao redor do vulcão e tivessem à mão máscaras cirúrgicas, lanterna, rádio de pilhas e um bom estoque de água e, sobretudo, que mantivessem a calma.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 CARPINA IN FOCO - O Mais Atualizado | Template Blue by TNB