Começa vistoria de transportes escolares

|

 Os transportes escolares são responsáveis por levar e trazer cerca de 30 mil estudantes somente no Recife. São eles que facilitam a vida corrida dos pais que nem sempre têm tempo para transportar os filhos para todos os compromissos que realizam durante o dia. Como se já não bastasse o colégio, são também as escolinhas esportivas, curso de línguas, entre muitas outras atividades. Por causa da responsabilidade que esses transportes têm, eles passam por vistorias. A deste semestre começou a ser realizada ontem, pelo Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE), na Unidade de Controle de Táxi e Coletivos (DUAT), no bairro da Iputinga, em Recife, para quem atua na Região Metropolitana do Recife. Os veículos do Interior serão inspecionados nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). Os veículos que não comparecerem dentro deste prazo podem perder o direito de realizar o serviço.

O procedimento é gratuito e acontece até o dia 5 de fevereiro. Na última vistoria, 973 veículos foram inspecionados. Segundo o diretor-presidente do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE), Manoel Marinho, a orientação é seguida através do artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro que exige que todos os veículos especialmente destinados à condução coletiva escolares somente podem circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito. “Além de ser uma inspeção exigida pela legislação, é terminantemente necessária para garantir a segurança de quem utiliza o transporte”, explicou. Apenas motoristas com habilitação do tipo D e com idade acima de 21 anos podem dirigir transportes escolares. A licença somente será concedida para condutores que tenham sido aprovados em algum curso especializado para a categoria, e que não tenham cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ainda que não sejam reincidentes em infrações médias durante os últimos 12 meses.

A aprovação na inspeção somente é garantida se o veículo estiver registrado na condição de passageiro, e apresentar uma série de requisitos obrigatórios. É necessário que exista uma faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura em toda a extensão das partes laterais e traseira do veículo, com o nome “ESCOLAR” em preto, além do equipamento registrador instantâneo de velocidade (tacógrafo). “O tacógrafo é essencial no veículo porque é como a Caixa Preta. Ele guarda toda a vida útil do transporte e é importante para fiscalização”, explicou o presidente do Sindicato dos Transportes Escolares de Pernambuco (Sintespe), José Bezerra.

O transporte escolar deve possuir todos os requisitos e equipamentos obrigatórios, estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a exemplo dos cintos de segurança em número igual ao de passageiros e lanterna de luz branca, fosca ou amarela disposta nas extremidades da parte superior. Para mais informações o teleatendimento do Detran/PE é o (81) 3453.1514 das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 CARPINA IN FOCO - O Mais Atualizado | Template Blue by TNB