15% dos temporários do comércio são efetivados

|

Dos cerca de 13 mil trabalhadores temporários contratados nos últimos meses de 2009 para atuarem em diversas áreas do varejo da capital pernambucana, 15% foram efetivados nos cargos, de acordo com dados fornecidos pelo Sindicato dos Comerciários do Recife. O percentual corresponde a aproximadamente 2,5 mil pessoas que se fixaram nos empregos após os festejos de fim de ano. O número corresponde a um aumento de sete pontos percentuais quando comparado às contratações de 2008, quando 12 mil pessoas tiveram acesso ao emprego temporário e 8% delas foram efetivadas, correspondendo a 1,1 mil pessoas com carteira assinada. “Com a chegada do Carnaval e por conta da volta às aulas, a tendência do comércio é continuar aquecido”, comentou o presidente do Sindicato, Severino Ramos.

O presidente do sindicato informou que a crise econômica que já dava sinais de desaceleração no fim do ano não interferiu nas contratações, visto que a economia mostrou uma recuperação logo depois. “Em setembro de 2009 começaram a chamar os trabalhadores temporários. Como o contrato tem duração de até 90 dias, alguns já esperam continuar depois desse prazo”, reforçou Ramos.

Quem consegue uma oportunidade de permanecer no emprego depois da rescisão do contrato temporário se considera um vitorioso. Evergistro Gomes de Lima, ou Gomes, como é conhecido entre os colegas da Esposende Cal-çados, acredita que a chave para conseguir ficar no emprego é a persistência. “Procurava emprego há oito meses e quando vi essa oportunidade agarrei com unhas e dentes”. O colega de trabalho Valtérvio dos Santos também comemorou a conquista.

Renato Rodrigues da Silva estava desempregado há dois anos e atualmente trabalha para a loja de roupas Emanuelle. “Confiei em Deus e coloquei meu currículo aqui. Dos 22 temporários eu fui o único remanescente”, disse Silva. “O comércio recifense vem crescendo muito e a tendência para este ano é a estabilidade. Boa parte desses trabalhadores querem se fixar e, para eles, 2010 será um ano promissor”, reforçou o presidente do sindicato.

Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sílvio Vasconcelos, o número de contratados de 2008 e 2009 varia, no entanto, só em março a instituição divulgará a quantidade de trabalhadores que ficaram nos empregos. “Há uma diferença (nos números) de um ano para o outro (em relação aos dados do sindicato). Em 2008, foram contratados 13 mil trabalhadores temporários. Já em 2009, esse número passou para 15 mil”, reforçou.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 CARPINA IN FOCO - O Mais Atualizado | Template Blue by TNB